Tomaram posse, na tarde da terça-feira, 13, os novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
- COMPIR, para o biênio 2025/2027, com composição paritária de órgãos de entidades públicas e organizações da sociedade civil. O momento foi realizado no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).
Com 14 conselheiros, sendo sete do poder público e sete da sociedade civil, e seus respectivos suplentes, este é o primeiro conselho criado no município com atribuições voltadas para o enfrentamento das questões referentes às desigualdades étnico-raciais e para o combate ao preconceito racial e/ou étnico.
Da sociedade civil, os membros serão de Entidades e/ou Movimentos Sociais de Defesa da População Negra, de Mulheres Negras, da Juventude Negra, de Entidades e/ou Movimento Social Indígena, de Povos de Terreiro, de Povos e Comunidades Tradicionais e do Núcleo de Estudos Raciais e/ou Étnicos de Instituição de Ensino Superior.
Na ocasião, representando o prefeito André Barreto, a Secretária dos Direitos Humanos, Zuleide Queiroz, enalteceu a importância da criação do COMPIR, e o trabalho realizado pelos primeiros conselheiros na busca pela construção de um Crato sem racismo.
Também estiveram presentes na posse, a Coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Lívia Nascimento; a ex-presidente do COMPIR, Janayna Leite; e representantes de movimentos sociais.
Texto: Liz Bitu