A poluição visual do emaranhado de fios suspensos em postes no Centro Histórico do Crato está com os dias contados. O Governo do Estado, junto ao Município, deve começar a obra de fiação subterrânea ainda neste mês.
O cronograma prevê o início da intervenção na Rua Coronel Antônio Luís, da praça do Pimenta em direção à altura do Bradesco, na Rua Dr. João Pessoa, passando pelas ruas Dom Quintino e Dr. Miguel Lima Verde.
A primeira etapa é a escavação da calçada para instalação da tubulação. A expectativa é de que os trabalhos avancem cerca de 100 metros por dia. A vala aberta em um trecho será fechada antes de a equipe seguir para outro. Dessa forma, espera-se gerar menos transtornos.
Em breve, a Prefeitura do Crato, por meio de diversos órgãos, como Secretaria de Infraestrutura e Demutran, reúne-se com a CDL para traçar estratégias conjuntas no intuito de contornar as dificuldades que venham a surgir no trânsito e no comércio, durante a obra. Além disso, os moradores serão avisados com antecedência sobre a intervenção em cada trecho das ruas.
A fiação subterrânea vai reduzir os riscos de interrupção do serviço elétrico, por não estar sujeita às condições climáticas, melhorar a paisagem urbana e enaltecer a imponência da arquitetura dos antigos prédios, assim como a peculiaridade das praças históricas do Crato.
Texto: Aline Menezes