A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), iniciou ontem (19) o recebimento e a entrega dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O Crato está inserido na ação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) que adquire a produção de 1.215 agricultores familiares e, em parceria com secretarias municipais, atende à 13.998 pessoas de baixa renda em 99 municípios cearenses. O recurso, da ordem de R$ 1,91 milhão, é do Ministério da Cidadania e está destinado à edição extra do programa no âmbito do enfrentamento ao novo coronavírus.
De acordo com o gestor da SMDARH, Carlos Freires, o município do Crato está recebendo e realizando a entrega desse primeiro lote até hoje, quarta-feira (20), cumprindo todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), evitando aglomerações. "Com o subsídio de 32 mil reais, serão beneficiados 23 agricultores familiares e 16 entidades socioassistenciais e educacionais do Crato, dentre elas, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município", explicou.
Freires destaca, ainda, que foi pessoalmente junto da coordenação técnica da secretaria fazer a entrega nas sedes das instituições que estão encarregadas de fazer a distribuição de hortaliças, verduras, frutas, bolos, entre outros, às famílias cratenses em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social, devidamente cadastradas na base do CadÚnico do Governo Federal. Essas famílias estão sendo atendidas pelas entidades recebedoras habilitadas: CRAS, escolas e outras entidades socioassistenciais.
O PAA tem como objetivos promover o acesso à alimentação; fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar, com o incentivo à participação de mulheres no mercado; contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas; proporcionar a inclusão social e econômica no campo; fortalecer as feiras da agricultura familiar e as redes de comercialização locais; valorizar a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentivar hábitos alimentares saudáveis; estimular o cooperativismo e o associativismo e contribuir para a inclusão produtiva rural das famílias mais pobres. O Programa tem a intenção de promover o aumento da produção vegetal e animal dos produtores familiares beneficiários; na comercialização da produção dos produtores familiares beneficiários;na renda agropecuária dos produtores familiares beneficiários; dos estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar; bem como ser incremento qualitativo na segurança alimentar das famílias cratenses que ainda vivem em situação de risco nutricional.
"Esse projeto é de suma importância para que possamos garantir alimentos para os mais necessitados e promover geração de renda para os agricultores familiares do nosso Crato", disse o prefeito Zé Ailton Brasil.