Reforçando o cuidado com a saúde das nossas gestantes, o município do Crato sediou na tarde da quarta-feira, 9, o início da distribuição de kits de saúde pré-natal para Unidades Básicas de Saúde (UBS) no estado. De iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram entregues cerca de 600 equipamentos a municípios da Região do Cariri, onde desse total o Crato recebeu 47 kits. O momento aconteceu no Salão de Atos da URCA.
Com um investimento de R$ 2 milhões na aquisição de 909 kits por parte do Governo do Ceará, por meio do Programa De Braços Abertos, cada kit é composto por tensiômetro e um estetoscópio, utilizados para aferir a pressão arterial e os batimentos cardíacos da gestante, além de um detector fetal, usado com o objetivo de verificar a frequência cardíaca do bebê ainda no útero.
Na ocasião, o prefeito do Crato, André Barreto, ressaltou a alegria em poder recepcionar a entrega de aparelhos tão importantes para a atenção primária do nosso município. "Com iniciativas como essa, ganhamos estímulo e motivação para levar uma saúde de qualidade a toda a população, em especial às gestantes", disse.
Presente na entrega, a Secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, parabenizou o trabalho realizado pelos profissionais de Saúde na Atenção Primária. "Temos que priorizar o atendimento das nossas gestantes, do pré-natal. Essa é uma iniciativa muito importante para a população. Por isso devemos continuar vigilantes para ajudar esse público", pontuou.
Inicialmente, os kits serão entregues a 45 municípios da região do Cariri e a outros 20 do Litoral Leste/Jaguaribe. Em seguida, a distribuição será ampliada para todo o Estado, conforme um cronograma definido pela Sesa.
Também estiveram presentes, a Secretária Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde, Vaudelice Mota; a Superintendente da Regional Sul, Tereza Cristina Mota; o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Rilson Andrade; as secretárias Executivas de Saúde do Crato, Sylvia Biscuccia e Clara Saionara, respectivamente; o deputado estadual Davi de Raimundão; prefeitos do Cariri, secretários de saúde da região, vereadores e profissionais de saúde.