A Semana de Conscientização do Autismo marcou o início de abril no município do Crato. Com uma programação diversa com palestras, oficinas, piquenique compartilhado e rodas de conversa, o momento foi uma ação realizada pela Assessoria Especial a Atenção Integral da Pessoa com Deficiência, uma pasta inédita criada na nova gestão.
O objetivo do evento foi unir gestão e famílias atípicas, procurando ouvir, acolher, conversar e debater sobre um futuro mais acessível para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), através das políticas públicas do Crato.
Segundo a assessora da pasta responsável, Mirella Esmeraldo, a semana também buscou "informar a população sobre o Autismo, reduzir a discriminação e o preconceito, combater estigmas, promover a inclusão social, fortalecer a rede de apoio e os familiares".
Para Sarah Raquel, mãe de duas crianças autistas, "é uma luta diária, não é fácil, é muito árduo e cansativo, um momento como esse é maravilhoso". Além dela, Giseuda Santangelo, também mãe atípica, traz uma atenção à correria materna: "a gente também tem que estar levando as crianças para atividade física, lazer, terapia, e a mãe também precisa tirar o seu dia para ficar de bem com a mente".
O momento a qual as mães se referem é o piquenique compartilhado, realizado no Centro Cultural do Cariri, na terça-feira, com comes e bebes, além de serviços de massagem, dança e designer de penteados. Além desse momento, durante a semana houve também palestra sobre seletividade alimentar, brincadeiras educativas, direitos e deveres da pessoa com TEA; oficina de escrita terapêutica e curso introdutório de Análise do Comportamento Aplicada também foram temas de discussões durante a semana.
Para o encerramento, a palestra sobre estratégias para um município mais inclusivo foi realizada na presença do prefeito, de vereadores e de secretários, como forma de inserir o tema do autismo na administração pública e trazer atenção a esse público.