A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi selecionada para integrar o Programa Cidades Verdes Resilientes, coordenado pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA), das Cidades (MCid) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A inclusão do município reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e a adaptação climática.
A apresentação do programa foi realizada durante o 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, que ocorreu nos dias 27 e 28 de março, na Câmara Federal, em Brasília. O evento contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Crato, George Borges, e reuniu gestores de diversas cidades brasileiras para debater estratégias de fortalecimento das políticas ambientais.
O incentivo à adesão dos estados e municípios à estratégia de adaptação climática, é uma das principais propostas do Programa, que irá promover rodadas de diálogos com agências de financiamento e fomentará a capacitação dos governos locais para captar recursos e liderar ações climáticas eficazes.
O programa tem como objetivo aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras, diante dos impactos causados pela mudança do clima. A pretensão é alcançar essa finalidade por meio da integração de políticas urbanas, ambientais e climáticas, do estímulo às práticas sustentáveis e da valorização dos serviços ecossistêmicos do verde urbano.
O que significa para o Crato?
A adesão ao programa traz uma série de oportunidades para a cidade, como:
- Acesso a novas estratégias de financiamento para projetos sustentáveis;
- Capacitação para gestores municipais na captação de recursos para ações climáticas eficazes;
- Promoção da integração entre políticas urbanas, ambientais e climáticas;
- Incentivo à preservação do verde urbano e aos serviços ecossistêmicos;
- Fortalecimento da preparação da cidade para a COP30, um dos maiores eventos ambientais do mundo.
O programa busca aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras frente às mudanças climáticas, promovendo um futuro mais sustentável por meio do estímulo a práticas ecológicas e do planejamento urbano consciente.
A participação do Crato nesse importante projeto coloca o município em um patamar de destaque na agenda ambiental nacional e reafirma o compromisso da gestão com o desenvolvimento verde e sustentável.