NOTÍCIAS

28-MAR-2025

Implantada a Casa da Mulher Cratense

Por Comunicação 28/03/2025 #direitoshumanos

Um lugar de acolhimento, escuta, proteção e empoderamento feminino. Tudo isso, a população encontra na Casa da Mulher Cratense Maria Yara de Brito Gonçalves, antigo Centro de Referência da Mulher. Equipamento da Secretaria de Direitos Humanos implantado na quinta-feira, 27, e que completa dez anos de funcionamento.

Foram 21.910 atendimentos, com 713 casos abertos, sendo que 384 já superaram a situação da violência, e 329 estão em acompanhamento. Quem procurar a unidade, receberá atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico realizado por uma equipe multidisciplinar. E também uma articulação com outras instituições para o acesso aos programas de educação formal e os meios de inserção no mercado de trabalho.

Representando as mulheres atendidas pelo equipamento, Aila Feitosa agradeceu o apoio e o amor recebidos pela equipe. "Lá eu pude me especializar, encontrei o amor e o carinho. Hoje eu não sou mais vítima, sou autora da minha história", disse.

Em sua fala, a secretária de Direitos Humanos, Zuleide Queiroz, destacou o trabalho realizado nos dez anos de funcionamento da unidade e parabenizou a equipe pelas realizações. "Aqui é um lugar onde iremos trabalhar o bem viver, e um lugar pra lembrarmos de quem já fez parte dele, de quem já contribuiu e quem ainda contribui".

Para a Corregedora-geral da Justiça do Ceará, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, Marlúcia de Araújo Bezerra, todos devem ter o compromisso de denunciar todo e qualquer tipo de violência às mulheres, e parabenizou a atuação do equipamento. "A agora Casa da Mulher Cratense é mais um instrumento para fortalecer essa luta contra os tipos de violência a mulher", pontuou.

Emocionado, o prefeito André Barreto falou da importância desse trabalho que vem sendo realizado no município do Crato para combater a violência contra as mulheres. "O trabalho do antigo Centro de Referência da Mulher, agora Casa da Mulher Cratense, é digno dos nossos aplausos. Todo avanço que conseguimos até aqui foi graças ao esforço das nossas mulheres. E o nosso objetivo maior é tirar o Crato do mapa da violência contra a mulher", disse.

Também estiveram presentes, a irmã da homenageada, Maria Isa Pinheiro; a secretária Executiva de Assistência Social e Cidadania, Otonite Cortez; a gerente da Casa da Mulher Cratense, Audilene Fernandes; as vereadoras Ariza Silva e Lurdes de Carlim; o defensor público Rafael Vilar; a juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Juazeiro, Larissa Braga; a coordenadora do Observatório da Violência do Ceará, Grace Alencar; a diretora da Casa da Mulher Cearense; Mara Guedes; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense, Francisca Silva; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Regina Lúcia; e representantes da Delegacia da Mulher, Casa Abrigo e Centro de Referência dos Direitos Humanos.

A solenidade foi abrilhantada pela apresentação de Larissa Maximínio, integrante da Banda de Música que tocou o hino do Crato no saxofone. A Casa da Mulher Cratense está localizada na Rua José Carvalho, 376, Centro, com funcionamento de segunda a sexta, no horário das 8h às 17h.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Diamante 2024Selo UNICEF 2021-2024