O Festival Tela Cariri
- O Nordeste é Coisade Cinema, com o apoio da Secretaria de Cultura do Crato, está sendo realizado de 26 a 30 de março no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. Com uma programação diversificada, o evento oferece exibições de filmes, mostras competitiva e não competitiva, palestras, workshops, roda de negócios, shows e encontros entre realizadores. A entrada é gratuita.
Com curadoria focada na produção audiovisual nordestina, o festival recebeu mais de 400 inscrições para a Mostra Competitiva, que contará com 31 filmes (24 curtas e 7 longas). Além disso, serão apresentadas também as Mostras Chapada do Araripe e Universitária, um laboratório de criação e rodadas de negócios entre produtores e empresas do setor.
O Centro Cultural do Cariri oferece uma experiência cinematográfica acessível, com exibições ao ar livre em tela 4K, no Parque, e exibições de curtas no Pequeno Palco. A programação inclui ainda rodas de negócios, palestras e seminários sobre a Lei Paulo Gustavo e políticas públicas para o audiovisual.
O evento presta homenagem a importantes nomes do cinema nordestino, como o cineasta Rosemberg Cariry, o ambientalista Jefferson de Albuquerque Júnior, o curador Edmilson Martins, o produtor Luiz Carlos Barreto e a atriz Marcélia Cartaxo. A programação de homenagens ocorrerá de 27 a 30 de março, com destaque para a estreia do filme Pelos Trilhos de Corisco e Dadá no encerramento.
O festival, que teve início em 19 de março e vai até 30 de março, também percorre cidades como Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Campos Sales, promovendo a exibição gratuita de filmes e premiando as melhores produções audiovisuais do Nordeste.