A segurança alimentar no Crato está mais fortalecida e alinhada à Política Nacional de Inspeção de Alimentos. O município se destaca como um dos poucos do Brasil a contar com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que tem registrado um aumento na procura por certificação junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos.
Com o novo Decreto Federal, assinado nesta semana e em vigor desde o último dia 13, o serviço passa a ter validade nacional, ampliando as oportunidades para os produtores locais. A secretária da pasta, Julliana Bezerra, destaca a importância do selo e reforça que a nova medida fortalecerá o serviço, garantindo mais segurança alimentar e respaldo dentro da política nacional.
O Crato emitiu sua primeira certificação do SIM em fevereiro deste ano para a empresa Mercadinhos São Luiz, e outras empresas já estão sendo avaliadas pelos técnicos municipais. Segundo a secretária, o SIM tem atuado ativamente na certificação dos produtos, possibilitando a ampliação da comercialização. Com o novo decreto, setores como cadeias do leite, mel, ovos e carne serão ainda mais fortalecidos. Empresas como Peixaria Tilápia, Villa Real e Diniz Supermercados já estão em processo de avaliação para obtenção do certificado.
Agora, produtores e estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Estadual, Municipal ou Distrital que possuam um cadastro ativo no Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção (e-Sisbi) poderão comercializar seus produtos para outros estados do Brasil. O decreto estabelece um período excepcional e temporário de um ano para as mudanças na inspeção. Antes, as empresas registradas apenas nos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) ou Estadual (SIE)
- sem o e-Sisbi - não podiam vender seus produtos para fora de seus estados.
Com essas mudanças, o SIM do Crato ganha ainda mais relevância e se torna um importante aliado dos produtores locais, promovendo o crescimento econômico e garantindo a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores.