A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, iniciou os encontros formativos do Orçamento Participativo 2025, nesta quinta-feira, 13, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Pobres. O primeiro dos 15 territórios a receber essa formação abrangeu as localidades da Vila Alta, Parque Recreio, Gisélia Pinheiro e São Gonçalo.
Os encontros formativos, que acontecem em março e abril, são uma fase preparatória para as plenárias deliberativas, previstas para maio e junho. Nesse momento, o objetivo é esclarecer dúvidas da população sobre orçamento público e ciclo orçamentário, além de apresentar e discutir os eixos estratégicos do Plano Plurianual
- PPA.
A expectativa é de que os cratenses se tornem mais conscientes sobre as obras e serviços prioritários para cada comunidade e a viabilidade de execução dessas demandas, destinando o dinheiro público com a devida assertividade.
"Esse esclarecimento relativo à finalidade do Orçamento Participativo é muito importante. Faz com que a gente participe da gestão com mais embasamento. Traz qualidade a nossa participação", disse a aposentada Betânia Teixeira, da Associação dos Bairros Vila Alta e Parque Recreio.
Nesta sexta-feira,14, o encontro formativo é realizado na quadra da Vila Carrapato, a partir das 8h30. Atende ao território do Grangeiro, Coqueiro, Novo Lameiro, Lameiro e Belmonte.