Buscando sempre a garantia de direitos a todos os grupos identitários, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SMDH), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (SEIR), promoveu na manhã da segunda-feira, 17, no auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), a entrega de cestas básicas destinadas à população cigana registrada no Cadastro Único (CadÚnico).
A iniciativa partiu de uma articulação da SEIR junto ao Ministério da Igualdade Racial (MIR). No Ceará, 39 municípios serão contemplados com os donativos. A ação contou com a presença da secretária de Igualdade Racial do Estado, Zelma Madeira, onde explicou a importância de unir as instituições de todas as esferas para trabalhar a territorialização, inclusão e a efetivação dos direitos de todos os povos.
Em sua fala, a secretária de Direitos Humanos do Crato, Zuleide Queiroz, ressaltou a necessidade de ser dada continuidade às políticas para a garantia dos direitos. "Precisamos estar mais próximos de todos os grupos identitários com uma política específica para cada grupamento, e a população cigana é uma delas", disse.
Para a execução das entregas por parte da Seir, a ação conta com o apoio da Secretaria da Proteção Social (SPS), responsável pela logística de distribuição e contato com os municípios que possuem famílias ciganas cadastradas no CadÚnico.
Também estiveram presentes no momento, a secretária executiva de Assistência Social e Cidadania, Otonite Cortez; a gerente da Casa da Mulher Cratense, Audilene Fernandes; a coordenadora das Políticas de Igualdade Racial do Crato, Lívia Nascimento; a coordenadora de Políticas Públicas para Promoção dos Direitos das Mulheres, Isadora Oliveira; a equipe do Centro de Referência em Direitos Humanos; e representantes dos municípios de Abaiara, Barbalha, Juazeiro do Norte, e Mauriti.