O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do Crato foi lançado nesta sexta-feira, 14, com a entrega da primeira certificação a empresa Mercadinhos São Luiz, que passou por avaliação. Outros estabelecimentos já estão passando por fiscalização, inspeção e avaliação técnica. A solenidade de lançamento aconteceu no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, com a presença de autoridades, representantes de entidades, empresários e técnicos.
O prefeito do Crato, André Barreto, destaca a importância desse momento, com a primeira empresa certificada. "Estamos buscando, com isso, a melhor qualidade", disse ele. O prefeito afirma que a implementação do SIM é uma questão de saúde pública. Conforme o gestor, ao avançar na implantação do Serviço de Inspeção Municipal, "criamos uma nova realidade mais próxima do ideal que hoje se observa nas grandes cidades, de ter uma vigilância e uma qualificação para dar mais segurança ao que é consumido pela população, com um alimento que traga benefícios e não ofereça riscos à saúde".
A secretária de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, Julliana Bezerra, afirma que o SIM é um órgão que vai trabalhar na certificação dos produtos para a segurança alimentar e dar condições de ampliação da comercialização dos produtos de origem animal e vegetal. "A nossa equipe ficou com essa atribuição de conceder o SIM. Vamos divulgar junto com as parcerias e construir essa certificação com sensibilização e orientação aos donos de estabelecimentos, para aderirem a esse serviço", afirma.
Outras empresas estão sendo avaliadas para receberem a certificação, como a Peixaria Tilápia, Villa Real e Diniz Supermercados. A secretária ressalta que o SIM vem sendo fortalecido, no intuito de levar a orientação, apoio, possibilitando vantagens para a comercialização dos produtos.
O representante da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Ricardo Pierre Martins, parabenizou a prefeitura pela implementação do SIM. Ele destacou a importância dos alimentos de origem animal e vegetal terem essa inspeção e enfatizou a parceria com o órgão. "Que a primeira empresa certificada possa aproveitar bem esse selo", salienta.
Ao representar o Mercadinhos São Luiz, Marcelo Borges Santana disse que era uma honra estar representando a primeira empresa certificada. Para ele, cumprir os requisitos apresentados de boas práticas é uma obrigação e incentivo a outras empresas, para que possam aderir ao controle de qualidade do Crato.
Ainda estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito do Crato, Dr. Leitão Moura, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Celiane Bispo.