A Secretaria de Serviços Públicos e Conservação do Crato leva o Cata Treco a diversas localidades no decorrer desta semana, contribuindo com a promoção de mais saúde e bem-estar para a população, assim como com a preservação ambiental, a partir do descarte correto de bens inservíveis.
Na segunda-feira, 17, a partir das 7h, percorre o Parque Grangeiro, Grangeiro, Vilas Novo Horizonte, Pedrosa e Gregório. Também coleta pneus, o que se repete na terça-feira, 18. Na quarta-feira, 19, passa pelo Ossian Araripe (Caixa D'Água), Pantanal, Mutirão, Alto da Penha e Vila Lobo. Na quinta-feira, 20, Mirandão e Conjunto Conviver, além da coleta de pneus. Na sexta-feira, 21, Conjunto Madre Feitosa, Vila Padre Cícero, Loteamentos Terra Santa e Lagoa Encantada.
O secretário Marconde Leite destaca que o Cata Treco vem recolhendo, em média, 1.500 a 2.500 toneladas por dia. "A maior parte do material segue para aterro sanitário. Já os pneus são destinados a um ecoponto. Nossa ação tem evitado que móveis velhos e outros itens em desuso sejam descartados em terrenos baldios ou vias públicas, de forma indevida", ressalta o titular da Secretaria de Serviços Públicos e Conservação.
"Ainda beneficia quem entulha tudo em casa. Eu, por exemplo, tinha cadeira quebrada e colchão rasgado no quintal, há dois anos, correndo o risco de atrair o mosquito da dengue nos períodos de chuva. Só me livrei do entulho depois que o Cata Treco passou na minha rua", diz, satisfeita, Judite Brito, aposentada.