NOTÍCIAS

30-JAN-2025

Crato ganha Centro de Referência em Direitos Humanos para atender toda a região do Cariri

Por Comunicação 30/01/2025 #direitoshumanos

A cidade do Crato deu um passo histórico na defesa e promoção dos direitos humanos. Nesta quinta-feira (30), o governador Elmano de Freitas, o prefeito André Barreto, vereadores, prefeitos, os deputados estaduais Fernando Santana e Pedro Lobo, e autoridades locais inauguraram o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), que atenderá toda a região do Cariri, fortalecendo as políticas de acolhimento e combate às violações de direitos no Ceará. O CRDH funciona a partir de amanhã, de 8h às 17h.

Durante a solenidade, o governador destacou a importância do equipamento para o atendimento à população e reafirmou o compromisso do Estado com a proteção dos direitos fundamentais. "Vamos continuar trabalhando muito para avançar nas políticas públicas do Ceará. O CRDH será um espaço de acolhimento, onde poderemos ouvir, agir e estar juntos para combater as violações de direitos humanos", afirmou Elmano.

O governador também aproveitou a oportunidade para anunciar avanços em infraestrutura na cidade, como a execução da obra do Canal do Rio Grangeiro. "Fizemos a licitação, a empresa entregou o projeto executivo, e em poucos dias daremos a ordem de serviço para iniciar essa obra tão importante para o povo do Crato", revelou.

A secretária estadual dos Direitos Humanos, Socorro França, enfatizou a relevância da interiorização dos direitos humanos, citando a recente inauguração de um CRDH em Sobral, na região Norte do Estado, e agora no Crato, fortalecendo a rede de atendimento no interior. Ela relembrou um caso de racismo ocorrido na cidade há 25 anos, destacando o impacto simbólico da implantação do Centro no local. "Hoje, nesse mesmo lugar, inauguramos um equipamento para dizer basta à violência à negritude, à diversidade e a toda forma de violação de direitos", ressaltou.

O CRDH do Crato oferecerá suporte a ações governamentais que visam reduzir os efeitos da violência, além de garantir acesso à justiça e resgate da cidadania para populações vulneráveis. O equipamento faz parte de um conjunto de 22 políticas públicas criadas pelo Governo do Estado para garantir a defesa de direitos fundamentais, incluindo a atenção a migrantes e refugiados.

O prefeito do Crato, André Barreto destacou o compromisso dos governos para com a justiça social. "Esse centro é uma semente que nós plantamos aqui para que o Cariri seja uma referência na luta pelos Direitos humanos. Todas as pessoas que estão aqui acreditam que é importante, que estamos aqui por uma luta por respeito às pessoas, independente da sua cor, do seu gênero, da sua classe social. É uma luta para que as pessoas sejam respeitadas, para que façamos uma sociedade livre de preconceito e discriminação", finalizou.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Diamante 2024Selo UNICEF 2021-2024