Na tarde desta quinta-feira (23), o prefeito Zé Ailton Brasil realizou reunião com oos líderes do setor produtivo do Crato: presidente da CDL Crato, José Alves Lobo; Duda Alencar, presidente do Sindilojas; Marcus Parente, presidente da Associação Comercial e Empresarial; e Geraldo Pinheiro, diretor distrital da FCDL Ceará e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico do Crato. A reunião também foi acompanhada pelo procurador adjunto do município, Renan Xenofonte.
Na pauta, a apresentação da proposta do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), ao reconhecer estado de Emergência ou Calamidade em decorrência do coronavírus, junto Poder Executivo Federal, onde será ofertado aos setores produtivos, industrial, comercial e de serviços dos municípios para acesso à linha de crédito especial, conforme a Resolução 4.798, de 6 de abril de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN). O banco que ofertará a linha de crédito será o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
O prefeito esclareceu que os setores produtivos cratenses poderão se beneficiar com a linha de crédito cujos recursos serão utilizados para investimentos de até R$ 200.000,00 por empresário. "É uma situação muito delicada para todos os prefeitos, vivenciamos novas situações diariamente e temos que tomar decisões para garantir a proteção da população, bem como a sobrevivência dos setores produtivos", comentou.
O gestor também apresentou as demais medidas que o município tem adotado no enfrentamento ao coronavírus e disse acreditar que foi muito benéfico, considerando que o Crato, até o momento, confirmou cinco casos, sem nenhum óbito decorrente da COVID-19.
José Lobo disse que esse era um esforço de toda sociedade, parabenizando todo o sacrifício que os empresários e a comunidade exerceram para o cumprimento do isolamento social. Aproveitou para reforçar a importância da articulação política com o Governo do Estado, para a flexibilização da abertura do comércio. "Temos certeza que os empresários se esforçarão para cumprir todos os protocolos de segurança com os colaboradores e com os clientes, na abertura gradual do comércio", comentou.
Já o diretor distrital da FCDL, Geraldo Pinheiro, abordou a importância da formação da Comissão junto ao Governo do Estado, da qual as instituições do comércio fazem parte, demonstrando capacidade de diálogo com o poder executivo em todas as instâncias.
Dentre outros temas, destaque para a segurança na cidade, medidas para diminuir as aglomerações no centro, abertura de novos leitos, campanhas sociais, implantação de 10 leitos de UTI pediátricos e da abertura da UPA, nos próximos dias, para o atendimento direcionado aos pacientes do COVID-19.