A história da luta popular dos agricultores no interior do Ceará ganha força de maneira organizada no Crato, onde se encontra o mais antigo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do estado. Na manhã desta segunda-feira, 6 de janeiro, a celebração dos 63 anos da entidade teve início com uma homenagem ao Divino e a tradicional renovação do Sagrado Coração de Jesus. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, André Barreto, de secretários municipais, vereadores e, na ocasião, foi apresentada a nova secretária do Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, Julliana Bezerra.
Uma feira da agricultura familiar foi realizada em parceria com a Associação Cristã de Base (ACB), em frente à sede do Sindicato, com uma diversidade de produtos do segmento. O Prefeito do Crato destacou a importância do diálogo e do fortalecimento das parcerias com os agricultores, um setor fundamental para milhares de famílias da região. Ele reafirmou o compromisso da administração em continuar promovendo políticas públicas e apoio ao fortalecimento da agricultura familiar.
A presidente do Sindicato, Celiane Bispo, celebrou o encontro, especialmente significativo após uma forte chuva na região. Ela destacou a necessidade de manter o diálogo com a gestão municipal e pontuou o trabalho conjunto realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). Durante o evento, o ex-prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, foi homenageado pelo trabalho realizado junto aos agricultores durante sua gestão.
História
Fundado em 1º de janeiro de 1961, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato é a entidade sindical mais antiga do Ceará, com 63 anos de existência. Sua trajetória é marcada pela defesa dos direitos dos homens e mulheres do campo. A celebração incluiu uma programação cultural com apresentações da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e do humorista Tranquilino Ripuxado, além do tradicional café do santo.
Celiane Bispo, primeira mulher presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, salientou o protagonismo feminino no trabalho rural. "Estamos aqui celebrando o sindicato, por toda sua trajetória de lutas. Agradecemos as parcerias com a Fetraece, nossa federação, Contag e a CUT. Contamos também com o apoio de ACB, Flor de Piqui e Ematerce. Esse momento só está sendo possível por causa de todas as nossas parcerias", afirma.