Bonita, moderna, confortável e segura. É assim que está a Praça Pitias Peixoto, após ser totalmente requalificada pela Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Infraestrutura.
A obra, inaugurada nesta quinta-feira, 26, mudou a paisagem no Centro. A expectativa é de que o espaço, antes deteriorado, torne-se mais um cartão postal da cidade. Conta agora com sete quiosques amplos e padronizados, os quais devem estar funcionando em breve. Inclusive, foi visando atender aos permissionários, ansiosos pelo retorno ao ponto comercial, que a gestão municipal antecipou a inauguração.
Com investimento em torno de R$ 1 milhão, a nova praça também dispõe de iluminação em LED, acessibilidade e áreas de embarque e desembarque para o transporte alternativo. Outras melhorias, segundo o Prefeito Zé Ailton Brasil, ainda estão previstas, como a construção de coberta e de passagem elevada e a incorporação de referências da cultura local, a exemplo da numeração dos quiosques inspirada na arte de Sérvulo Esmeraldo, renomado cratense.
A continuidade dos trabalhos ficará a cargo de André Barreto, prefeito eleito. Ele esteve presente à solenidade, além do Secretário de Infraestrutura, Ítalo Samuel, e do Adjunto, Lucas Maximino, vereadores, representantes da CDL e familiares do homenageado, Pitias Peixoto, que no passado ganhou destaque na indústria do algodão e no comércio de armazéns.
Para Valéria Peixoto, o legado do avô se revitalizou junto à revitalização do equipamento.
Projeto da praça
O projeto foi definido de forma inédita, via concurso público, considerando critérios como arquitetura diferenciada e mobilidade urbana, porque a praça abriga o terminal intermunicipal.