Em reconhecimento aos avanços em políticas voltadas a crianças e adolescentes entre 2021 e 2024, 158 municípios receberam na quarta-feira, 11, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o Selo Unicef.
O momento celebrou, também, os 25 anos do Selo Unicef no nosso estado. A certificação é fruto da parceria entre Unicef e os governos estaduais e municipais, por meio da atuação integrada e intersetorial.
A metodologia para a conquista da referida premiação inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 933 alcançaram todas as metas e foram certificados.
Representando o município do Crato, estiveram presentes o vice-prefeito André Barreto; as secretárias de Desenvolvimento Social e Saúde, Ticiana Cândido e Marina Feitosa, respectivamente; a articuladora do Selo Unicef no Crato, Jamille Vieira; o mobilizador do NUCA, Pedro Lucas Jovino; os adolescentes Julia Mariah Ramos e Ikaro David Lobo; a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Silvia Ramos; e a representante da secretaria de Meio Ambiente, Jaceme Santana.
O evento contou ainda com a presença da vice-governadora do Estado, Jade Romero; do representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil; e do chefe do escritório do Unicef no Ceará, Rui Aguiar.