O Município do Crato é um dos três municípios do Estado a ser agraciado com o Selo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) ESG, na categoria Prata, por práticas de sustentabilidade na gestão pública. O objetivo do selo é reconhecer iniciativas existentes e estimular os municípios cearenses e gestores públicos no desenvolvimento de ações de responsabilidade socioambiental.
O município do Crato foi certificado com a referida premiação, juntamente com Irauçuba e Sobral. O Selo Alece ESG busca estimular o desenvolvimento sustentável das cidades, visando a implantação de um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável, democrático e participativo no âmbito estadual.
A iniciativa, lançada em junho deste ano, por meio da Resolução n.º 766/24, é realizada por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, com parceria do Governo do Estado e apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
A referida premiação será concedida bienalmente, e tem três níveis: Ouro, Prata e Bronze, contemplando indicadores fundamentados nos três pilares ESG (Ambiental, Social e Governança).