A 16ª edição do Encontro Mestres do Mundo, realizada de 5 a 7 de dezembro no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, celebra a rica cultura popular cearense. Com uma programação gratuita e aberta ao público, o evento destaca as manifestações culturais, saberes e ofícios que fazem parte da identidade do Ceará.
O Encontro traz diversas atividades, como rodas de saberes, oficinas, homenagens e apresentações artísticas, além do Simpósio do Patrimônio Imaterial, realizado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). O foco está na valorização das políticas voltadas aos patrimônios culturais imateriais e no fortalecimento da iniciativa Tesouros Vivos do Ceará, que reconhece e protege as tradições populares.
A programação começa no dia 5 de dezembro com o Cortejo de Abertura, que conta com 10 grupos de tradição do Cariri, além de homenagens aos Tesouros Encantados e apresentações culturais. No dia 6, seguem as mesas temáticas do Simpósio, rodas de saberes e oficinas, com destaque para apresentações de grupos como o Trio Flor de Pequi e a Dança do Coco de Lagoa. O evento se encerra no dia 7 com homenagens aos mestres e mestres indígenas, além de shows e apresentações culturais, como o Cavalo Marinho Raiz e o show de encerramento com Saulo Duarte.
O público também poderá visitar a Feira dos Mestres e o Espaço Imersivo "Oswald Barroso - Miragens e Travessias". Para mais informações, acompanhe a programação pelo Instagram @centroculturaldocaririce