A Prefeitura do Crato, através da Assessoria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, realizou nesta terça-feira, 26, a segunda edição de homenagem aos Zeladores de Terreiro, com a finalidade de valorizar a importância dos líderes religiosos de matriz africana no município.
Este ano, receberam a homenagem Pai Beto, líder de terreiro e agente social, que há anos promove o fortalecimento da ancestralidade afro-brasileira no Crato; Mãe Yáskara - Yáskara Rodrigues Alencar, atua na área social com família em situação de vulnerabilidade e uma das vozes femininas de destaque no fortalecimento das Comunidades; e Pai Antônio - Antônio Vieira Nunes, reconhecido pelo seu trabalho no zelo e preservação das práticas religiosas afro-brasileiras, além de ser referência em trabalho comunitário.
A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura do Crato, momento em que houve apresentação de integrantes da religião de matriz afro. O assessor de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Renan Sales, destacou a importância do evento em mais um ano, na valorização e reconhecimento das religiões de matriz afro e agradeceu a presença das comunidades religiosas. "Essa é uma oportunidade também de reafirmar o compromisso da gestão com a igualdade racial e os povos de terreiro", diz ele.
O evento acontece na programação do Novembro Negro, uma realização da Prefeitura do Crato, em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial, o Grupo de Valorização Negra do Cariri, o Instituto Ibilewa e o COMPIR. As ações ocorrem de forma integrada com as secretarias municipais e órgãos voltados ao movimento de valorização negra do Crato e do Cariri.
Na ocasião, a Presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Janaína Leite, ressaltou o momento como de grande importância, e a necessidade de mais avanços relacionados aos movimentos. "Esse é um momento de celebração", diz ela.
O representante do escritório Frei Tito, Professor Dr. José Fontenelle, reafirmou, em nome do órgão, o compromisso de luta pela igualdade e em defesa dos grupos e de todas as pessoas. A Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura do Crato, que tem à frente a professora Otonite Cortez, enfatizou a importância da atuação na promoção da cidadania e defesa dos direitos humanos, com o acolhimento dos grupos identitários na Prefeitura. "Nós respeitamos os povos de terreiros e entendemos a importância para a cultura do povo do Crato", disse ela.