Na manhã desta segunda-feira, 4, foi realizada, no auditório do Fórum Hermes Parahyba, solenidade em alusão ao aniversário de dois anos da instalação do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Crato, que tem à frente a juíza Dra. Lúcia Vieira. Na oportunidade, também foi iniciada a 28ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.
A magistrada ressaltou a importância do Juizado e da Semana para a efetivação da Lei Maria da Penha. "É muito importante falarmos e combatermos o machismo estrutural. Muitas vezes estamos sendo machistas e não identificamos. E isso é muito maléfico para a mulher e para a sociedade como um todo", completou.
A juíza também enalteceu a importância que é o trabalho em rede na promoção dos direitos das mulheres. Com a Prefeitura do Crato, o Juizado atua diretamente em parceria com o Centro de Referência da Mulher, bem como conta com o apoio da Casa Abrigo, da Patrulha Maria da Penha; Guarda Civil Metropolitana (GCM); Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense (CMDMC); dentre outros órgãos.
Nesses dois anos de atuação, foram destacadas o cumprimento da Lei Maria da Penha no Cariri, com o fortalecimento da rede de proteção da mulher e também discutidos alguns desafios, como a necessidade de funcionamento 24 horas da Delegacia da Mulher, no Crato, por exemplo.
A solenidade foi acompanhada por diversos parceiros institucionais, além do vice-prefeito André Barreto, o chefe de gabinete, Fabiano Brasil; Ticiana Cândido, secretária do Desenvolvimento Social; Otonite Cortez, assessora especial para Políticas Públicas de Direitos Humanos e Movimentos Sociais; representantes da OAB; da URCA; da Frente de Mulheres do Cariri; do Ministério Público; das forças de segurança; e técnicos e técnicas do Juizado.