Na última quarta-feira, 23, uma equipe de servidores do Núcleo de Gestão e Planejamento da Secretaria Municipal de Finanças de Juazeiro do Norte realizou, no município do Crato, visita técnica ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM). O objetivo da visita foi conhecer a experiência bem-sucedida da gestão municipal do Crato na concepção, implantação e acompanhamento do CTM, buscando identificar as melhores práticas para replicar o modelo naquele município.
A equipe visitante, composta pela agente administrativo de Cadastro Imobiliário, Damiana Benjamim; pela tecnóloga de Recursos Humanos, Janacléa Rodrigues; pelo diretor de Arrecadação, José Gonçalves; e pelo assessor especial, Tiago César, buscou entender a estrutura do CTM, os resultados já obtidos e as metodologias de aerolevantamento, georreferenciamento e desenvolvimento do Sistema de Informações Geográficas (SIG) aplicados ao projeto.
O coordenador do Cadastro Técnico Multifinalitário, Tiago Dantas, e a analista de gestão, Paula Gabriela, conduziram a apresentação, detalhando o processo de implantação do CTM no Crato, os desafios enfrentados e as soluções implementadas.
A criação do cadastro foi motivada por um diagnóstico que revelou um número insuficiente de imóveis cadastrados em relação à população e a necessidade de atualizar os bancos de dados. Assim, uma série de ações foi estabelecida para tornar o cadastro mais seguro e organizado, integrando informações relevantes.
Para enfrentar esses desafios, o Crato adotou um cadastro georreferenciado que proporcionou maior segurança e organização dos registros imobiliários e da gestão territorial do município.
Durante o encontro, foram discutidos os objetivos estratégicos do CTM, incluindo o apoio ao planejamento urbano, tributação, licenciamento e fiscalização, além de promover o ordenamento territorial e a preservação ambiental. Com um sistema robusto que registra e organiza informações sobre imóveis, infraestrutura e serviços urbanos, o CTM do Crato se tornou uma ferramenta essencial para a administração municipal, permitindo também a regularização de mobiliário urbano e logradouros, reduzindo a informalidade e favorecendo a qualidade de vida da população.
O projeto do Crato, implementado com base nas melhores práticas de municípios de médio e grande porte, agora é referência para Juazeiro do Norte, que se prepara para dar os primeiros passos na criação de seu próprio Cadastro Multifinalitário, alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável e ordenamento do território municipal.