Em coletiva de imprensa realizada na manhã da segunda-feira, 21, onde foram tratados temas importantes relacionados à transição de governo, conclusão da gestão e metas para o futuro do Crato, o prefeito Zé Ailton Brasil informou sobre o andamento de algumas obras. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal, momento em que foi anunciado o encaminhamento do projeto de lei à Câmara Municipal, tratando sobre o retorno da gestão comercial do Sistema de Água e Esgotamento Sanitário do Município para a SAAEC. A alteração prevista em contrato acontece devido às diversas reclamações dos usuários dos serviços, relacionadas aos abusos cometidos nas cobranças das taxas.
Segundo Zé Ailton, o destrato não foi feito antes, devido ao período eleitoral, que não permitia. Não havia a intenção de tratar o assunto de forma eleitoreira. Depois da aprovação da lei, a SAAEC ficará responsável pela cobrança, instalação e manutenção dos hidrômetros, operações de atendimentos, entre outros serviços, que no momento estão sendo ofertados pela Ambiental Crato. A previsão é de que a SAAEC reassumirá os serviços a partir do dia 1º de dezembro. A Ambiental Crato continuará realizando os serviços de saneamento.
Além de Zé Ailton, a coletiva teve a presença do vice-prefeito e prefeito eleito, André Barreto, e do vice eleito, Dr. Leitão Moura.
Obras do Município
O prefeito destacou durante a entrevista, o encaminhamento de obras que estão sendo executadas no Crato. Ele destacou, inicialmente, o Programa Caminhos do Crato, o maior de pavimentação asfáltica e calçamento da história do município do Crato. Segundo o gestor, ainda há pavimentações em pedra tosca e asfáltica que irão continuar em execução em diversas localidades, como nos bairros Muriti, Seminário Parque Granjeiro, São Miguel, Vila Lobo, Alto da Penha, Pinto Madeira, Ponta da Serra, Dom Quintino. Serão mais de 300 ruas nessa terceira etapa, iniciada neste segundo semestre no município.
Sobre a escola de padrão MEC que está sendo construída no distrito de Monte Alverne, Zé Ailton ressaltou que quer entregar até o dia 31 de dezembro deste ano. A escola atenderá 400 alunos do fundamental. Com mais de 2 mil m², contará com 12 salas de aula, laboratório de ciências, auditório, pátio coberto, refeitório, cozinha e salas de informática e leitura. Quando estiver devidamente equipada, terão sido investidos mais de R$ 8 milhões, recursos próprios do Município. Ele também anunciou a construção de um complexo educacional no Bairro Muriti, com a construção de uma escola de segundo grau.
Monumento de Fátima será inaugurado em dezembro
Em relação ao monumento de Nossa Senhora de Fátima, com 51 metros de altura, o prefeito informou que até o dia 15 de novembro quer finalizar o processo de montagem da nova imagem, para que no dia 13 de dezembro seja entregue oficialmente aos fieis e toda a população, um dos maiores monumentos religiosos do Brasil.