Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis congênita, celebrado no terceiro sábado de outubro, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Associação ìbílewá promovem nesta sexta-feira, dia 18, uma ação especial de conscientização e combate à doença. A partir das 8h30, na Praça Siqueira Campos, serão oferecidos testes rápidos para Sífilis, Hepatites e HIV, além de distribuição de insumos, autotestes de HIV e outros serviços de saúde.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis, além de fortalecer a conscientização da população sobre os riscos e formas de contágio da doença.
Dados da Secretaria de Saúde do Crato mostram que a sífilis ainda é um desafio a ser enfrentado. Até a primeira quinzena de outubro, foram registrados 27 casos de sífilis em gestantes; 47 de sífilis adquirida; e a sífilis congênita, que é transmitida de mãe para filho durante a gestação, são 3 casos registrados.
A ação faz parte do esforço contínuo do município para ampliar o diagnóstico e garantir o tratamento adequado aos pacientes, prevenindo complicações e promovendo a saúde da população. É uma parceria também com o Sesc Crato e Unileão.
Foto: Governo Federal