A Lei 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB, prevê a destinação de recurso do Ministério da Cultura para execução, pelos Estados e Municípios, em parcelas anuais até 2027. Em 2024, o Crato recebeu R$ 930 mil reais a ser aplicado conforme o Plano de Aplicação Anual do Recurso
- PAAR, elaborado com a participação do Conselho Municipal de Política Cultura do Crato, de artistas e coletivos culturais do Crato e aprovado pelo Ministério da Cultura.Em cumprimento ao PAAR, a Secretaria Municipal de Cultura do Crato já publicou os editais de Artes Cênicas e de Feiras de Artesanato e Gastronomia e eventos de Design. Em breve serão publicados outros editas para contemplar as expressões da tradição, capoeira, literatura, artes visuais, música, audiovisual, áreas técnicas, cultura viva e custeio de entidades culturais.
A seleção de artistas, coletivos e entidades culturais para receberem esse fomento será por meio de editais de seleção pública e programados para beneficiar o maior número de organizações e fazedores de cultura do município.
Os recursos anuais da PNAB se somarão aos recursos próprios do município, previstos no Plano Municipal de Cultura, potencializando os investimentos na arte e cultura do Crato.