Em 30 dias de atuação, a Brigada Municipal do Crato realizou 20 procedimentos de combate ao fogo, acionados principalmente através do 153, e duas ações de Educação Ambiental. As ações preventivas e de combate às queimadas, bem como a resposta rápida da equipe de brigadistas, puseram fim aos focos antes que tomassem grandes proporções, evitando assim a continuidade das queimadas/incêndios que causam inúmeros efeitos adversos à população como danos a saúde pública, mas também a poluição atmosférica e a perda de diversidade biológica.
A brigada é formada por 13 membros, sendo 12 Guardas Civis efetivos do município e um Fiscal Ambiental, Engenheiro Florestal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Ela é fruto de uma ação conjunta entre as Secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública, destacando-se como pioneira na região. Com foco no controle de incêndios e queimadas, a criação da brigada evidencia o comprometimento do município com a preservação da Floresta Nacional do Araripe, uma das maiores riquezas naturais da região. Em breve a equipe receberá um veículo exclusivo para fortalecer essas atividades.
O Fiscal Ambiental Girlânio Holanda disse que a ocorrência de 20 chamados de queimadas/incêndios em um período de 30 dias surpreendeu os brigadistas, reforçando mais ainda a importância de se haver trabalhos de Educação Ambiental durante todo o ano. "Os brigadistas irão intensificar essas ações no primeiro semestre do próximo ano junto as escolas e comunidades", comentou.
Proibição de queimadas
Para proteger o município, fauna, flora e garantir a segurança da população, a SEMMA emitiu uma Instrução Normativa proibindo, durante os meses de outubro e novembro, qualquer tipo de queimada no município. A medida foi tomada devido às altas temperaturas, baixa umidade e ao aumento de incêndios, comuns nesse período do ano. O descumprimento da norma resultará em penalidades, conforme as disposições da legislação vigente.
A população pode colaborar com a prevenção, denunciando incêndios e queimadas irregulares. Para acionar a Brigada Municipal do Crato, basta ligar para o número 153, do Centro Integrado de Operações e Emergências Municipais (CIOEM).