Nesta sexta-feira, 28, o município do Crato recebeu Íris Luna, coordenadora de projetos do Fundo Socioambiental da Caixa, para o acompanhamento das ações do projeto Pomares da Caatinga, realizado pela Fundação Araripe, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na oportunidade, os técnicos das instituições visitaram o Viveiro de Mudas do Crato.
O Pomares da Caatinga, visa apoiar Arranjos produtivos por meio de plantios florestais, sistemas agroflorestais e restauração ecológica. O Pomares da Caatinga está apoiando a estruturação de um Arranjo Produtivo Local voltado para coleta de sementes de espécies florestais nativas a produção e comercialização de mudas e de produtos derivados da biodiversidade local. Ele prioriza a recuperação de áreas protegidas e nascentes.
Ao longo de 36 meses de duração, a iniciativa implantou dois viveiros florestais para a produção de 500 mil mudas nativas, que serão plantadas em municípios cearenses e pernambucanos da Chapada do Araripe, numa área de transição entre a Caatinga e o Cerrado. Ele também prevê a restauração de 40 nascentes. O programa também está implantado nos municípios de Jardim, Barbalha, Salitre, Porteiras, Campos Sales e Várzea Alegre.