Neste mês de junho, o Ambulatório da Dor no Câncer e Cuidados Paliativos, do Crato, comemora 10 anos de atuação. A ideia, pioneira no Estado, foi crescendo e hoje desempenha importante suporte para pacientes e seus familiares, nas áreas de saúde, social e psicológica. Para celebrar a data, a equipe preparou uma manhã festiva, no último dia 26 de junho, no bosque do Centro Cultural do Cariri, momento para comemorar também o São João.
A Dra. Sandra Barreto, médica especialista em Dor e criadora do equipamento, avalia os benefícios que o Ambulatório proporciona aos pacientes. "Esse serviço traz para a região a proposta que é possível ofertar um serviço a nível secundário, a nível municipal, e poder acolher as pessoas em sofrimento, paciente e família. E com isso, através da equipe, através do Ambulatório da Dor, do trabalho com expertise, promover para eles um suporte clínico muito importante para eles suportarem a quimioterapia, radioterapia, os efeitos da cirurgia e continuarem em pé, dormindo, comendo, vivendo com as suas famílias e não se restringindo apenas ao câncer".
Participaram da comemoração pacientes, familiares, parceiros, voluntários, residentes, estagiários e servidores da Secretaria Municipal de Saúde. A manhã foi animada ao som junino, com Raphael Belo Xote.
E, ao contrário do que se pense sobre um equipamento que cuida de pessoas com câncer, o clima no dia a dia do Ambulatório não é de tristeza, mas de esperança e ressignificação da doença. É um ambiente de acolhida humanizada, conforme descreve Solange Oliveira, integrante do grupo Pérolas do Cariri. Ela foi diagnosticada com câncer há 6 anos e, após a cirurgia e as sessões de químio e radioterapia, ela começou a sentir muitas dores. Foi quando ela conheceu o Ambulatório da Dor e desde então, passou a ser atendida pela equipe multidisciplinar, que pra ela é o diferencial do local. "Eu sempre digo que Dra. Sandra é um anjo na terra, uma médica muito atenciosa. Ela tem um carinho pelos pacientes que todo mundo gostaria de receber. Lá no Ambulatório da Dor a gente sente essa receptividade, esse carinho, esse amor, essa atenção".
O Ambulatório da Dor funciona no Centro de Especialidades do Crato, e tem por objetivo promover qualidade de vida para pacientes, por meio de um atendimento multidisciplinar. Busca o alívio completo de qualquer tipo de dor através de uma abordagem que vai desde o cuidado físico, emocional, social, até o espiritual.
O espaço é pioneiro no interior do Ceará e integra a linha do cuidado humanizado, que vem sendo implantada no município. O ambulatório conta com uma equipe de saúde, composta por acadêmicos e profissionais, sendo eles residentes de clínica médica, saúde coletiva, integrantes de ligas acadêmicas, estudantes de Medicina, Enfermagem e Psicologia.
Neste serviço, são ofertados acolhimento a pacientes e familiares em qualquer estágio do câncer; diagnóstico e tratamento medicamentoso e não-medicamentoso da dor; fisioterapia especializada em oncologia; atendimento nutricional; estomaterapia; e práticas integrativas e complementares de saúde, como Reike, aromatoterapia, auriculoterapia, massoterapia e acupuntura. Também são ofertados procedimentos médicos de intervenção da dor, como agulhamento a seco e com anestésico; neuromodulação; mesoterapia e Estimulação Elétrica Transcraniana. Todo atendimento oferecido pelo ambulatório é pautado pelo respeito aos direitos e à biografia do paciente, com alinhamento às evidências científicas.
Durante a solenidade, Marina Solano, secretária de Saúde do Crato, parabenizou a todos que fazem parte do equipamento, entre colaboradores, voluntários e pacientes, lembrando o pioneirismo do Crato e da importância do serviço na vida dos cratenses. "O Crato tem feito um diferencial na vida dos cratenses. São mais de 200 prontuários ativos, isso significa 200 famílias acompanhadas pela equipe, com acolhimento humanizado necessário para o enfrentamento dessa doença. É o SUS sendo fortalecido e fortalecendo a saúde dos cratenses", comentou.