?A Prefeitura do Crato, atrav
és da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Governo Federal, realizou um seminário sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Aconteceu nesta quinta-feira, 20, no auditório da sede da gestão municipal, com a participação do Prefeito, Zé Ailton Brasil, e de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Ainda estiveram presentes SDA, EMATERCE, IDACE, FETRAECE, BNB, BB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Instituto Flor do Piqui, ACB, Instituto Renova e até os municípios de Campos Sales, Barbalha e Mauriti.
O PNCF, além de possibilitar o acesso à terra, viabiliza assistência técnica e investimentos básicos, como mecanização e conectividade. Tudo por meio de financiamento. Hoje, o programa beneficia 150 mil famílias no Brasil, com 3,1 mi de hectares financiados. No Ceará, foram liberados mais de R$ 68 milhões, beneficiando 911 famílias.
O público alvo são trabalhadores rurais. Preferencialmente, os assalariados, posseiros e arrendatários. Devem ter 05 anos de experiência com atividade agropecuária, não ser proprietário de terra ou ter pouca terra, não ter sido assentado nem ser funcionário público, dentre outros critérios.