Dentro da programação alusiva aos 260 anos do município do Crato, a Secretaria de Cultura realiza hoje, às 8h30, na antiga casa do Senado do Crato (antigo Museu de Fósseis), a exposição "A História do Crato".
A exposição é composta por mais de 300 itens do acervo do Museu Histórico do Crato, destacando os 260 anos de cultura, resistências e vitórias do Crato e seu povo. Cada sala oferece um passeio por diferentes aspectos que compõem a rica história deste município.
Temas e Destaques da Exposição
A partir da cultura material reunida na exposição, é possível discutir temas variados, como:
Povos Originários: A Nação Kariri
A Presença Católica no Cariri
O Poder
Cultura e Cotidiano
Além disso, a exposição também destaca eventos e figuras emblemáticas, como o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto e ícones como Bárbara de Alencar e Irineu Pinheiro.
Um Olhar Sobre a História do Crato
"O Crato, com suas ruas que sussurram histórias e um povo de alma vibrante, é um tesouro que guarda a essência de um tempo que moldou o presente. Cada peça aqui exposta é um fragmento de uma narrativa maior que nos conecta às raízes de nossa cultura e aqueles que vieram antes de nós", destaca o secretário de Cultura, Amadeu de Freitas.
A exposição "A História do Crato" é uma oportunidade única de imersão na trajetória de um dos municípios mais importantes da região, proporcionando aos visitantes uma conexão profunda com a herança cultural e histórica do Crato.