O Ciclo Estudantil Rural, passeio ciclístico que está em sua 13ª edição, abre a programação do FestCrato 2024, neste sábado, 15 de junho. Com o objetivo principal de reflorestar a Floresta Nacional do Araripe (Flona), o projeto reúne estudantes das escolas públicas do Crato, que saem pelas trilhas da Chapada, de bicicleta. Ao longo do caminho, eles lançam as bombinhas de sementes, produzidas com a SAAEC. É um mix de diversão e educação ambiental para a garotada.
Conforme explica o idealizador do Ciclo Ceru, o professor Augusto César (Dida), o projeto iniciou como uma atividade da Escola Paulo Limaverde, do distrito de Santa Fé, em 27 de março de 2010. "A cada edição, mais alunos foram participando e hoje, contamos também com várias escolas", comemora.
Cada escola levará seus alunos participantes ao Sítio Mané Coco, com concentração prevista para às 7h30. A largada será às 8h30, em direção ao campo de futebol do Sítio Cruzeiro. O percurso é acompanhado pelos professores e técnicos das secretarias de Educação e Meio Ambiente.
Na chegada, frutas e água fresca estão à espera dos estudantes, para que eles recuperem as energias. Para finalizar, os participantes vão contar com outras atividades artísticas e culturais. Participarão da atividade, os estudantes das escolas municipais Álvaro Madeira, Caic, José do Vale, José Peixoto, Paulo Limaverde e Antônio José Soares.
A travessia de cerca de 12 quilômetros dentro da Floresta Nacional do Araripe vai proporcionar aos estudantes a vivência com o meio ambiente e orientações que promovam a importância da preservação deste ecossistema.
A ação conta com o apoio da Prefeitura do Crato, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Segurança Pública, Esporte e Juventude e SAAEC.