As duas novas Unidades Básicas de Saúde do Crato, anunciadas pelo Ministério da Saúde, serão construídas no bairro Sertãozinho e no Conjunto Madre Feitosa. Ao todo, serão investidos mais de R$ 1,8 milhão via Fundo Municipal de Saúde, em cada uma, por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), de acordo com o Ministério da Saúde. De oito novas UBS para o Ceará, duas são para o Crato.
A ideia é expandir as equipes de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal (eSB), das Multiprofissionais (eMulti) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para àquelas comunidades que ainda não possuem o serviço. "Essa é uma demanda antiga das duas comunidades, apresentadas durante LOAs, em reuniões com as lideranças, e que agora será atendida, depois de articulação da gestão municipal. Vale lembrar que estas localidades já vinham sendo assistidas por outras equipes, e futuramente terão uma UBS mais próxima de casa", afirmou Marina Solano, secretária de Saúde do Crato.
Segundo o modelo de unidade divulgado pela MS, as novas unidades são pensadas para promover a acessibilidade, compostas por recepção, salas para curativos, imunização, medicação, banheiros PcD, farmácia, consultórios médicos e odontológico, escovário, expurgo, esterilização, administração, sala dos Agentes Comunitários de Saúde, auditório, almoxarifado, copa, banheiros para pacientes e funcionários, depósito de material e abrigo de resíduos externo.