Nos dias 24, 25 e 26 de maio será realizada a vigésima primeira edição da Feira das Culturas, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no Crato. A feira, gratuita e aberta ao público, é realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais Orgânicos e Ecológicos do Cariri (SINTTROEC) em parceria com outras instituições. A Prefeitura do Crato é apoiadora institucional, através das Secretarias Municipais de Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos.
A abertura será realizada no dia 24, às 14h, e contará com exposição de fósseis, pintura corporal do Soldadinho do Araripe, ações de beleza promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), além de uma programação diversa durante os três dias.
A Feira das Culturas é um evento anual que reúne empreendedores da Agricultura Familiar e Economia Solidária de diferentes cidades do Cariri cearense, entre elas Crato, Caririaçu, Barbalha, Farias Brito e Juazeiro do Norte. O objetivo, além de comercializar os produtos originários da Agricultura Familiar, é repassar os conhecimentos sobre este modo de produção agrícola e reivindicar sua importância e seu lugar enquanto espaço político. Além da comercialização do arroz, milho, amendoim, mel de abelha, frutas em geral, comidas típicas e artesanato, a Feira contará com debates, rodas de conversa e palestras sobre temas atuais e relevantes.
Programação
Também na sexta-feira (24), o encerramento está previsto para às 21h com o show do cantor Batista. Já no sábado (25), o evento irá iniciar às 9h com o I Encontro de Bicicletas Antigas e Customizadas da região, contando com o dia inteiro de atividades e encerrando também às 21h, com o grupo cultural Amanhecer do Sertão. No domingo (26), último dia do evento, a oficina Quintais Produtivos, com Tamires Coelho e Welton Vieira, iniciará as atividades às 9h e o encerramento da XXI Feira das Culturas está previsto para às 11h, com a avaliação dos participantes.
Texto: Lívia Leandro (Uné/UFCA)