Em mais uma tarde, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento (Sefinplan), realizou na quarta-feira, 22, a penúltima audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025. O encontro aconteceu no CEI Eliza Jacinto, localizado no Conjunto Madre Feitosa.
Conduzindo a audiência pública, o professor e mediador Joelmir Pinho apresentou a metodologia a ser utilizada na audiência pública, e explicou também a importância da discussão do orçamento com a população. Esse ano, durante as audiências, os gestores das secretarias apresentam as ações realizadas por cada pasta na localidade onde o encontro acontece.
Após os moradores da Vila Padre Cícero, Vila São Bento, Vila Guilherme, Jenipapo, Serraria, Sítio Alegre, Conjunto Madre Feitosa e adjacências se dividirem em grupos, os mesmos apresentaram as seguintes demandas: construção de um posto de saúde, melhoria na iluminação da comunidade, e mais segurança e pavimentação asfáltica nas ruas.
No dia 29 de maio, às 13h30, no auditório da Prefeitura, acontecerá a última audiência pública. Depois, as secretarias terão acesso às informações apresentadas pela população para poder elaborar os orçamentos. Em seguida, o núcleo de contabilidade municipal prepara a minuta do projeto da LOA. Na última fase, a Procuradoria do Município finaliza o projeto e o envia para a Câmara, para apreciação dos vereadores.
Participaram da audiência, secretários, coordenadores e a população. Caso o cidadão não possa participar presencialmente, acesse o link (https://orcamentoparticipativo.crato.ce.gov.br/) e dê sua sugestão por meio do formulário online, até o dia 31 de maio.