A Prefeitura do Crato, por meio das Secretarias de Educação e Infraestrutura, reinaugura a Escola Sinobilina Peixoto, no bairro São José, nesta sexta-feira, 17, às 17h. A unidade de ensino foi reformada e ampliada, atendendo com mais conforto e segurança 236 estudantes do Infantil ao Fundamental I, nos turnos da manhã e da tarde.
Na obra, foram investidos cerca de R$ 750 mil, recursos próprios do Município, segundo o Secretário Adjunto da Seinfra, Lucas Maximino. As melhorias abrangem nova fachada, construção de estacionamento e de mais salas para o setor administrativo, revestimento nas paredes, forro, requalificação da rede elétrica, banheiros com acessibilidade, câmeras de monitoramento, novos refeitório e cozinha.
"O nosso espaço anterior era pequeno. Não tinha graça. Agora, temos um refeitório grande, arrumado, bonito. Todos estamos felizes", destaca, sorridente, Gabriel Alencar, do 2º ano. Ele ainda diz que, a sala de aula, antes escura, ficou clara, melhor para enxergar e estudar. Acrescenta que está mais segura, porque forraram o teto.
Para Nycolas Sousa, do 3º ano, a reforma e ampliação deixaram o equipamento mais atrativo, junto à merenda de qualidade e diversificada. "Aqui tem mugunzá, cachorro quente, cuscuz e arroz com frango. Eu gosto muito de vir pra cá".
No Crato, já são mais de 50 escolas reformadas, ampliadas ou adaptadas, de um total de 63. Essas transformações têm colaborado com o avanço da educação. Hoje, 29 escolas da rede municipal são Nota 10, incluindo a Sinobilina Peixoto. "É preciso ter o aparato da gestão para esse desenvolvimento das escolas", ressalta a diretora, Ana Cristina Holanda.
É na nova sala de leitura, lúdica do teto ao chão, que Pedro Santos, do 2° ano, dá asas à imaginação. Ele viaja, sem sair do lugar, lendo histórias e alimenta o sonho de se tornar herói na vida real.
"Quando crescer, quero ser bombeiro para ajudar a salvar pessoas e animais, como estou vendo acontecer no Rio Grande do Sul", fala, emocionado.