O município de Crato marcou presença no 1° Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), representado pelas servidoras Brenda Sá, fiscal ambiental, e Jaceme Santana, coordenadora.
Com o tema "Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Construindo Cidades Inteligentes", o congresso reuniu alguns dos melhores especialistas, líderes governamentais, empresários, acadêmicos e demais interessados no tema para explorar soluções inovadoras que moldarão o futuro das cidades sustentáveis, entre os dias 7 e 9 de maio.
"Participar desse evento me trouxe ainda mais consciência de que o resíduo sólido é um produto. Ou seja, tem um elevado potencial de geração de renda e que a sua ida para os aterros ou lixões é um grande desperdício", comentou Jaceme Santana.
Foram três dias intensos de evento, com muito conhecimento adquirido no âmbito de regulamentações, inovações técnicas e operacionais. Na oportunidade, Brenda Sá apresentou a experiência cratense de coleta seletiva durante a Expocrato. As técnicas também realizaram uma visita técnica a uma indústria que promove a economia circular na sua produção, reduzindo os custos com a destinação dos resíduos, bem como com a produção.