A Coordenação de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal do Crato desenvolve cotidianamente um trabalho educativo de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Os agentes de endemias do município estão realizando as atividades de combate e prevenção ao mosquito, acompanhando as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde por conta do coronavírus (COVID-19). Normas essas que orientam a não adentrar os domicílios, administrando as visitas pelas imediações dos locais (frente, fundos, lados das residências).
Segundo a coordenadora especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, os profissionais conversam com a população objetivando estimular o autocuidado sobre as ações de combate a proliferação do mosquito com a precaução de manter 2 metros de distância ou usando o interfone, bem como mantendo a distância de 2 metros de um agente para o outro.
Bairros como Muriti, Barro Branco, Conjunto Padre Cícero, Lameiro, Belmonte de cima, Pinto Madeira, balneário e Bairro Grangeiro, São Miguel, Santa luzia, Mirandão, Vila São Bento, entre outros, estão recebendo os agentes de endemias que realizam um trabalho de sensibilização para que a comunidade aproveite o tempo em casa, no isolamento social para vistoriar seus ambientes, evitando o acúmulo de água e eliminando focos do Aedes aegypti.
Os agentes também estão realizando visitas em pontos estratégicos, como cemitério, ferros velhos, oficinas, prédios públicos e terrenos baldios.
Cada cidadão é parte imprescindível nessa batalha contra o coronavírus e também contra o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya.
É de suma importância a comunidade estar unida, mas cada um em sua residência, respeitando as orientações acerca das medidas de prevenção.