Dando início às audiências públicas sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefinplan), realizou na quinta-feira, 02, o primeiro encontro para ouvir as demandas e necessidades da população. As primeiras localidades foram os distritos da Ponta da Serra e Dom Quintino, onde as reuniões aconteceram no CRAS Edvardo Ribeiro e na UBS José Luís de Souza, respectivamente.
A LOA é o planejamento de despesas e de estimativa de receitas. O que está em debate agora é ano de 2025. Nas audiências públicas, os moradores dos referidos distritos e de outras localidades, como Malhada, Palmeirinha dos Brito, Juá, Faustino, Cachoeira dos Gonçalves, entre outras, deram sugestões para a melhoria da qualidade de vida, apontando investimentos que vão fazer a diferença na vida das pessoas, como a geração de emprego e renda, áreas de promoção à cultura, ao lazer, disponibilização de cuidadores para as crianças autistas, melhoria das estradas vicinais entre outros pedidos.
O vice-prefeito André Barreto deu as boas-vindas aos participantes, e enfatizou a importância das audiências para ouvir a população e também mostrar em que está sendo investido no município. "Esse é um momento para a construção do orçamento para o ano de 2025. E precisa ser um orçamento dialogado com todos. Estaremos em 12 localidades, por isso não deixem de se fazer presentes", disse.
Ministrando as audiências públicas, o facilitador Joelmir Pinho, de maneira educativa, explicou a população sobre as diretrizes do orçamento público e também sobre a metodologia dos trabalhos em grupo utilizada nas audiências. Esse ano, os gestores das secretarias apresentam as ações realizadas por cada pasta na localidade onde o encontro acontece.
Ainda serão realizadas audiências públicas até o dia 15 de maio. Depois, as secretarias terão acesso a essas informações para elaborar os orçamentos. Em seguida, o núcleo de contabilidade municipal prepara a minuta do projeto da LOA. Na última fase, a Procuradoria do Município finaliza o projeto e o envia para a Câmara, para apreciação dos vereadores. Participaram das audiências, secretários, coordenadores, vereadores e a população.