A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (SEFINPLAN), realizou nesta quinta-feira (18), audiência pública para apresentação das metas e prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. A reunião realizada, no auditório do Paço Municipal, reuniu secretários municipais e gestores financeiros.
A audiência foi conduzida pelo Coordenador Especial de Planejamento da Secretaria de Finanças, Davi Pinheiro, e pelo contador e professor Arthur André, e teve o objetivo de apresentar as diretrizes para a elaboração da LDO 2025. O projeto visa tratar de arrecadação e despesas para 2025, definir prioridades e metas da gestão, garantindo a continuidade das obras públicas. Com esse planejamento o município prevê investimentos em Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança, Esporte, Meio Ambiente, Assistência Social, Políticas Públicas, Habitação, Desenvolvimento, Cultura, Turismo e Lazer, dentre outras. A abertura foi realizada pela Secretária adjunta da SEFINPLAN, Iraci Brito.
No mês de maio serão iniciadas 12 audiências públicas em diversas áreas do município para ouvir as demandas da população. A participação popular contribui para identificação de áreas prioritárias na gestão pública e para o aprimoramento dos programas de governo, além de ser definitiva para a construção de um orçamento que funcione como ferramenta de efetiva promoção do desenvolvimento social e da justiça fiscal.
A proposta, que estabelece as metas e prioridades da administração para o ano de 2025, será enviada para apreciação da Câmara Municipal do Crato. Ao Legislativo, inclusive, também cabe a realização de audiência pública para deliberação sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias.