Objetivando a efetivação de medidas de combate ao coronavírus (COVID-19) no município, a Prefeitura do Crato, através das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SMADT) e Segurança Pública (SSP), vem desenvolvendo ações no que diz respeito a conscientização e sensibilização da população acerca do perigo de contaminação e da necessidade de isolamento social.
Estão sendo feitas rondas diurnas e noturnas com a equipe da Vigilância Sanitária acompanhada da Guarda Municipal, em consonância com o Decreto Nº 33.519, de 19 de março de 2020, que orienta que os estabelecimentos devem permanecer fechados, sendo permitido apenas o funcionamento de entrega delivery. Também estão sendo dispostas barreiras sanitárias educativas nas divisas do município, ação realizada pela equipe da Vigilância Sanitária, com apoio de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), agentes de endemias e do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).
Segundo a educadora ambiental da SMADT, Alciene Saraiva, as ações serão ainda mais intensificadas seguindo com as orientações de isolamento social e atendimento de denúncias. "Estamos visitando, vistoriando e orientando desde agências bancárias, casas lotéricas, serviços delivery, até abrigos de idosos, hortifrútis, lanchonetes, locadoras de games, comercio de chá, vendedores ambulantes de frutas e verduras, papelarias, supermercados, dentre outros. As orientações dos profissionais são para proteger a população", destacou.
A gerente de Cédula da Vigilância Sanitária Ambiental, Ana Lígia Aquino, alerta que a fiscalização sanitária agirá de forma ainda mais incisiva em relação aos estabelecimentos que não estão na lista de serviços essenciais. "A partir de agora, todos os comerciantes que insistirem em abrir os seus estabelecimentos acabarão multados ou perdendo os alvarás de funcionamento e sanitário. Estamos trabalhando diuturnamente para que a comunidade fique protegida, mas precisamos da colaboração e entendimento de todos", disse.
Infectologistas de todo o país explicam acerca da necessidade de evitar aglomerações, afirmando que se trata de ação fundamental para barrar a disseminação do vírus.
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, tem acompanhado de perto as ações e reitera que é hora de todos agirem com muita responsabilidade. "É preciso consciência e coletividade para enfrentarmos esse problema", ressaltou.