Na manhã da quarta-feira, 10, o prefeito Zé Ailton Brasil recebeu, no Gabinete, a comissão que participou da solenidade de entrega do Selo Município sem Racismo, realizada no último dia 03 de abril, em Fortaleza. A certificação pertence a campanha Ceará sem Racismo, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir).
Pioneiro na região do Cariri, o Crato está entre as cinco cidades do Ceará que receberam o referido selo, assumindo o compromisso em prol da equidade racial e implementaram ações para a valorização e o fortalecimento da população negra, povos e comunidades quilombolas, povos de terreiros e ciganos.
"O Selo é um símbolo, uma conquista nessa jornada para construirmos políticas afirmativas em prol da igualdade racial", ressaltou o prefeito. Durante o encontro, ficou definido a implementação de uma Lei de Cotas no município do Crato, onde a sua criação está sendo analisada pela Procuradoria Geral do Município, e a formação de um grupo de estudo, com membros do poder público, instituições de ensino, movimentos sociais, para visitar comunidades levando informações e mostrando o trabalho que já vem sendo realizado pela gestão municipal.
Contei com a presença do vice-prefeito André Barreto; do Chefe de Gabinete Adjunto, Rondinele Brasil; da Assessora de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, Otonite Cortez; da presidente e vice do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Janaína e Rita, respectivamente; de militâncias de Grunec e dos povos de terreiro, Valéria Carvalho e Yaskara Rodrigues, respectivamente; o assessor de Políticas Públicas LGBT, André Lacerda; e o assessor Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial da Chefia de Gabinete, Renan Sales.
É o Crato no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade racial.