O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 8, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para tratar das dificuldades enfrentadas pelos produtores, em consequência das intensas chuvas no municípios nos últimos dias.
Conforme os produtores, as dificuldades de mobilidade têm sido muito grande e isso tem prejudicado o fluxo de veículos e pessoas na áreas rurais, além de reivindicarem melhorias urgentes.
Os produtores ainda destacaram que houve perda de safra em algumas áreas por conta das constantes precipitações. Entre as áreas mais prejudicadas, estão os distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino, neste último com registro de chuva na semana passada de mais fe 250 milimetro.
O prefeito ressaltou todo o trabalho que vem sendo realizado em Crato, no sentido de melhorar as estradas, com calçamentos na sede, em áreas que eram inteiramente tomadas por lama nesse período, além de já estarem licitadas várias estradas para receberem piçarramento de qualidade, possibilitando mais mobilidade na zona rural. Ele destacou que a parte das estradas da zona rural do Crato toma mais de 1.500 quilômetros e que houve muitas chuvas nesse período, prejudicando o acesso a muitas áreas.
Segundo o prefeito, há um esforço no sentido de promover a melhoria nessas localidades, principalmente quando houver uma redução das chuvas. Ele destacou que durante a semana será realizado um levantamento das áreas prejudicadas, para que seja feito um trabalho emergencial o mais breve possível, na perspectiva de promover as melhorias.
A presidente do Sindicato, Celiane Bispo, disse que esse foi um momento importante em que os produtores colocasse as suas necessidades. "Sempre procuramos manter um diálogo com a gestão municipal e temos obtido resultados. Esperamos dar continuidade, para que muitas dessas situações possam ser resolvidas em breve", disse.
Ainda estiveram presentes na reunião os secretários de Infraestrutura, Ítalo Samuel; de Desenvolvimento Agrário, Givaldo Gonçalves, o Procurador Renan Xenofonte, e o vice-prefeito do Crato, André Barreto.