O município do Crato faz parte do seleto grupo das 27 cidades participantes da Rede Urban 95. Uma iniciativa global a qual busca integrar a participação de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores na perspectiva da cidade.
No total de seis encontros, sendo o primeiro realizado no Crato, na quarta-feira, 20, no auditório do Paço Municipal, a Urban 95 propõe a Ciranda Formativa, sendo uma estratégia de engajamento e capitalização da pauta da primeira infância entre as secretarias municipais, e que visa alinhar conhecimentos sobre os temas relativos à Primeira Infância.
Em sua fala, o prefeito Zé Ailton Brasil ressaltou a importância da primeira infância para uma criança, e elencou os espaços físicos do município com elementos voltados para a primeira infância. "A primeira infância é o início da formação do ser humano. Pensando nisso, os espaços estão sendo construídos para que sejam úteis para as crianças, para que elas se sintam envolvidas", disse.
Com o tema "Políticas públicas para primeira infância
- responsabilidade de todos", a palestrante Karina Tollara, da Fundação Van Leer Brasil, tratou sobre os seguintes subtemas: Por que a primeira infância?; Marcos legais e conceituais das políticas públicas para a primeira infância no Brasil; A criança como prioridade absoluta; Família, Estado e Sociedade; Intersetorialidade: o papel de cada um; PMPI: A política municipal para a primeira infância; e Conhecendo o PMPI do seu município.
Também participaram do encontro, a Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido; a Secretária de Educação, Germana Brito; a Secretária Adjunta e Saúde, Milenna Alencar; a articuladora das ações da Rede Urban95 no Crato, Jamille Vieira; secretários municipais; e coordenadores e profissionais que executam diretamente políticas públicas para a primeira infância.