NOTÍCIAS

15-MAR-2024

Nota ao público sobre políticas culturais realizadas em Crato

#Cultura POR COMUNICAÇÃO 15 DE MARÇO DE 2024

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, vem a público trazer esclarecimentos, a respeito de informações que foram veiculadas de forma equivocada, desvirtuando as ações executadas através desta pasta e a abrangência das políticas culturais realizadas. São realizações que beneficiam inúmeros artistas e grupos culturais.

A Secretaria de Cultura executa um plano de gestão com exitosos resultados. A Política Municipal de Cultura Viva, aprovada por lei municipal em 2021, já certificou 31 entidades e coletivos de base comunitária como Pontos de Cultura que recebem fomento anual para o desenvolvimento de seus projetos.

Desde 2017, o Crato realiza o carnaval Tambores do Cariri, favorecendo grupos de Maracatu, Batuque e Bandas locais, e se transformou no maior carnaval cultural do interior do Ceará. Além dos quatro dias de festa, a Secretaria de Cultura do Crato incentiva os blocos carnavalescos durante o pré-carnaval por meio de apoio financeiro. O carnaval do Crato também incentiva a economia local, ao gerar oportunidade de trabalho para músicos e para comerciantes de eventos.

Depois de mais de dois anos de pandemia da Covid-19, em 2022 a Secretaria de Cultura do Crato reuniu as lideranças das quadrilhas juninas e planejou a retomada dos festejos juninos com a realização do São João do Crato, o apoio à participação de quadrilhas juninas do Crato em festivais regionais, além de financiar quadrilhas comunitárias como forma de incentivar um costume popular. As quadrilhas juninas, os trios de forró pé de serra e as bandas de forró que participam do São João do Crato são todos selecionados por meio de edital de seleção púbica para receber cachê justo.

A política pública de cultura introduziu o Cortejo de Abertura da ExpoCrato no calendário cultural do município, com a participação de diversos grupos da cultura popular de tradição, selecionados por meio de edital para receber cachê de participação. Com o mesmo intuito de promover a tradição dos festejos populares, a Secretaria de Cultura do Crato realiza o Ciclo Natalino, que consiste na seleção de grupos populares de tradição, grupos musicais, grupos de canto coral e de teatro para realizar os festejos natalinos nos distritos e bairros da cidade e, ainda, participar do cortejo do Dia de Reis.

Por meio da Política Municipal de Patrocínio, a Secretaria de Cultura do Crato apoia, anualmente, vários projetos culturais, em diversas modalidades e linguagens, fomentando a arte e a cultura no município. Outra forma de contribuir com a arte e a cultura locais são as parcerias da Secretaria de Cultura com instituições e organizações culturais para realização de eventos e festivais de arte e cultura no Município do Crato.

A reforma dos equipamentos culturais como o Museu, o Teatro, a Biblioteca e o Centro Cultural do Araripe fazem parte do planejamento da Secretaria Municipal de Cultura. Depois de diversas tentativas de licitar a reforma do Museu, medidas estão sendo adotadas para contratação de empresa de engenharia para realizar a obra. Porém, deve ser esclarecido que o prédio do Museu, por não ser tombado pelo órgão do patrimônio nacional, o IPHAN, não está apto a receber recursos do PAC. A reforma do Centro Cultural do Araripe - RFFSA, também já passou por três licitações, sem sucesso na seleção de empresa para executar a obra. Outro projeto para o Centro Cultural do Araripe, que aguarda assinatura de convênio com o Governo do Estado, vai instalar uma Galeria de Artes no prédio da antiga estação ferroviária. O projeto da reforma do Teatro Municipal está concluído e aguarda licitação. Assim como a reforma da Biblioteca Municipal que está com projeto em fase de conclusão para ser submetido a licitação.

A atual gestão de cultura do Crato realizou, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, a Conferência Municipal de Cultura que aprovou diretrizes para o Plano Municipal de Cultura, que em breve será submetido à aprovação da Câmara Municipal do Crato. A Secretaria de Cultura do Crato também é responsável pela execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que juntas somam mais R$ 2 milhões que estão sendo aplicados na cultura do Crato. É nessa gestão que os artistas e os grupos culturais são respeitados e valorizados como verdadeiros fazedores de cultura.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 2 dia(s)

Crato avança com 65% do rebanho bovino imunizado contra aftosa

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídri [...]

#Infraestrutura Há 2 dia(s)

Prefeitura do Crato intensifica roço de estradas vicinais

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com a Sec [...]

#Saúde Há 2 dia(s)

Secretaria de Saúde do Crato realiza vacinação contra influenza e COVID-19, na Praça Siqueira Campos

Nesta sexta-feira, 26 de abril, das 9h às 11h, a Secretaria Municipal de Saúde, em parce [...]

#Infraestrutura Há 3 dia(s)

Novo asfaltamento nos bairros Pantanal e Alto da Penha, no Crato

O Programa Caminhos do Crato leva novo asfaltamento aos bairros Pantanal e Alto da Penha [...]

#Finanças Há 3 dia(s)

Prefeitura do Crato realiza audiências públicas da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025, de 2 a 15 de maio

Com o objetivo em manter um diálogo transparente com a população, e também uma escuta at [...]

#Educação Há 3 dia(s)

Educação do Crato é destaque na parceria do Colégio Municipal e Residência Pedagógica em Artes Visuais da URCA

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem realizando, des [...]

#ServiçosPúblicos Há 3 dia(s)

Cata Treco percorre sítios e distritos nesta sexta-feira, 26

Sítio Palmeirinha, distrito de Monte Alverne, distrito de Santa Fé, Sítio Baixa do Marac [...]

#Agricultura Há 4 dia(s)

Prefeitura do Crato discute construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídri [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito