Quatro artistas foram selecionados no edital OcupArte e em breve estarão realizando suas pinturas nos paredões do viaduto do bairro Alto da Penha
Em julho de 2023, a Secretaria Municipal de Cultura do Crato (SECULT) lançou o projeto OcupArte com o intuito de impulsionar trabalhos de artistas individuais no campo das artes visuais. Esta iniciativa visa não só fortalecer a cidadania, mas também promover a inclusão social e a efetivação dos direitos culturais no município.
Quatro artistas foram selecionados por meio de um edital para realizarem Intervenções Artístico-Urbanas na cidade. Begna Pereira Damaceno Leandro, com formação em Direito, iniciou sua jornada nas artes visuais em 2019. Em suas criações, ela explora diversas técnicas, como desenhos realistas, pinturas em tinta acrílica e aquarela; Aufonso Silva, artista plástico experiente, trabalha com pintura em telas, letreiros, desenhos e também se dedica à restauração artística; Fhernanda Veloso, graduada em Artes Visuais, produz pinturas e desenhos desde a infância. Suas obras têm como foco principal a figura humana, buscando visibilizar protagonismos femininos, negros e afro-indígenas, caracterizando-se por um traço detalhado e sensível; e Marcos Antônio Bernardo da Silva, que iniciou sua trajetória artística com letreiros e, posteriormente, aprimorou-se em serigrafia e cartazes. Seus trabalhos incluem pinturas em faixas e murais, sendo ativo nos movimentos culturais com a arte abstrata.
A partir desta semana, os artistas iniciarão as pinturas nos paredões do viaduto do bairro Alto da Penha. Para o secretário de Cultura, Amadeu de Freitas, essa intervenção é mais uma das ações da SECULT Crato, com o intuito de democratizar e incentivar a arte, contribuindo para a valorização do espaço urbano e o acesso à cultura para toda a comunidade.