Neste sábado, 2 de março, o Brasil inteiro estará participando do dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue. Em Crato, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizará uma blitz educativa, no centro da cidade, a partir das 8h30, no cruzamento das ruas Dr. João Pessoa e Bárbara de Alencar. O convite é também para que a população participe, em casa e no bairro, fazendo a vistoria e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Neste início de ano, outras localidades têm apresentado um aumento expressivo de casos de dengue, importante problema de saúde pública no país há cerca de 40 anos. "Por isso, é tão importante que toda a sociedade de mobilize em ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. E o município do Crato também vai fortalecer o tema 10 minutos contra a dengue'.
Ações municipais
Além do Dia D, rotineiramente, os Agentes de Endemias cratenses estão, de casa em casa, realizando a inspeção predial, para verificar a possível presença de focos do mosquito, bem como realizando a conscientização junto aos moradores. A equipe de Educação em Saúde da Endemias também tem feito mobilização nas escolas do município, conversando e alertando a garotada para atuar na prevenção.
Outra ação importante é a atuação do Projeto Boa Noite. Os agentes dessa linha realizam importantes serviços: a limpeza, a capinagem, quando necessário, a roça, de córregos, rios e em valas, para a água escoar e assim, eliminar focos de muriçocas e do mosquito. Caso necessário, os profissionais também aplicam inseticida no local.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza toda sexta-feira a operação Cata Treco, que consiste em coletar objetos inservíveis da população, evitando que estes sejam descartados de forma incorreta ou venham se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria de Meio Ambiente do Crato, por sua vez, orienta os donos de terrenos que façam a limpeza desses locais, retirando entulhos e lixos, a fim de contribuir com o combate ao mosquito causador da dengue, zica e Chikungunya; não sendo necessário a retirada da vegetação, mas sim de utensílios ou objetos que possam virar criadouros do Aedes aegypti.
Prevenção
A melhor forma de combater o mosquito é a prevenção. Alguns cuidados devem ser adotados e reforçados nas casas. Vedação de tonéis, caixas d'água e demais recipientes que possam acumular água ao relento. Trocar água dos bebedouros dos animais, desobstruir as calhas, guardar o lixo em sacos plásticos bem fechados são algumas das medidas a serem realizadas pela população.