De 9 a 31 de janeiro, a Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAA) Lessa, em Crato, realizou 268 castrações de cães e gatos, de tutores e protetores do município. O público prioritário são tutores em situação de vulnerabilidade social, bem como protetores independentes e ONGS.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a castração é o método mais eficiente e ético para lidar com o problema de ninhadas não desejadas, evitando uma série de problemas ambientais, como o abandono de filhotes, e o aumento do número de animais domésticos nas ruas. E com a inauguração da UPAA, a meta é chegar a 400 castrações/mês.
Os animais que podem ser castrados são cães e cadelas com idade mínima de 8 meses; gatos com idade mínima de 8 meses; e gatas com idade mínima de 6 meses. Conforme explica a coordenadora do Bem-estar Animal de Crato, Daniela Goulart, órgão ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, "a castração deve ser agendada diretamente com a UPAA e todos os animais passarão por avaliação clínica prévia para classificar se está apto a realizar o procedimento".
Para o atendimento, os tutores devem apresentar comprovante de residência no Crato; e papel do NIS ou conta de luz com "baixa renda". E para ONGs e protetores independentes devem estar cadastrados junto à SEMMA.
Para agendar as castrações junto à UPAA Lessa, deve-se contatar o WhatsApp: (88) 9.9900-4675.