A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento, iniciou nesta quinta-feira, 1°, as capacitações sobre o Sistema GeoCrato, sendo este um sistema modular de Cadastro Técnico Multifinalitário, dotado de estrutura que integra, em uma única base de dados, informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e cadastro urbano e rural, imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno (Estrutura SIG).
O Sistema GeoCrato é um sistema adquirido por meio de recursos de operação de crédito via PMAT-BNDES (Programa de Modernização da Administração Tributária).
Nesta primeira etapa, as referidas capacitações, ministradas por Jean Santana e Marcos Pereira, ambos da empresa G.I Tecnologia, são direcionadas aos servidores das secretarias de Meio Ambiente e Controle Urbano; Infraestrutura; Finanças e Planejamento; Demutran; e SAAEC. Elas contemplarão as áreas de fiscalização, engenharia de trânsito, obras públicas, iluminação pública, e otimização do fornecimento de água.
Ele representa um grande marco para a gestão pública do Crato, pois permitirá aos gestores, a partir de um maior conhecimento geoespacial do município, definir políticas públicas mais eficientes, bem como planejar fiscalizações com economia de recursos financeiros. Com o novo sistema, as ações serão realizadas agora de forma remota, e em uma base de dados precisa e atualizada.
O Crato será o primeiro município do interior do estado a ter sistema próprio de georreferenciamento estruturado e operacional. As capacitações seguem até o próximo dia 07 de fevereiro, e acontecem no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).