Realizada na manhã desta segunda-feira, 29, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), biênio 2023/2025.
Composto por 20 membros, sendo dez titulares e dez suplentes, o CMDPI terá como presidente, Rita de Cássia Melo; vice-presidente, Ricardo Aguiar; 1° secretária, Leila Gonçalves; e 2° secretária, Cícera Edna de Oliveira.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) é um órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política de defesa dos direitos do idoso. O CMDPI é composto por representantes de organizações não governamentais do município, diretamente ligadas à defesa ou atendimento ao idoso, legalmente constituídas e eleitas através de um Fórum específico, e por representantes do Poder Público Municipal, escolhidos e nomeados pelo Prefeito, todos para mandato de dois anos.
O papel do referido conselho é acompanhar, fiscalizar e avaliar as ações direcionadas ao público idoso desenvolvidas na cidade do Crato e, além disso, defender seus direitos sociais e de cidadania, promovendo proteção e defesa dos direitos do idoso.
O referido momento contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, e do Secretário Executivo dos Conselhos, Domício Bastos.